Matias Mesquita graduou-se em Desenho Industrial / Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) em 1998, trabalhando em seguida em editoras e estúdios de animação. Em 2009 passa a frequentar a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, iniciando de fato sua carreira como artista plástico.
Participou de exposições coletivas no Rio de Janeiro – na Caixa Cultural e nas galerias A Gentil Carioca, Luciana Caravelo; em São Paulo, nas galerias Emma Thomas e Oscar Cruz; em Brasília – no Museu Nacional da República, na Casa da Cultura da América Latina e na Caixa Cultural; e em Phoenix / EUA, na phICA.
Com exposições individuais nA Gentil Carioca, do Rio de Janeiro, na Zipper Galeria em São Paulo, no Elefante Centro Cultural e na Referência Galeria de Arte, em Brasília e na Matias Brotas Arte Contemporânea, em Vitória no Espírito Santo.
Sua produção está no acervo de grandes colecionadores brasileiros e importantes museus do Brasil, como o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, o MAR – Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro e o Museu Nacional da República, em Brasília.
Mora em Brasília desde 2013, sendo co-fundador do Elefante Centro Cultural, importante espaço de arte autônomo de Brasília que encerrou suas atividades em 2019.