hoje-so-o-coracao-nao-basta-renata-egreja-feat-05

Exposição “Hoje só o coração não basta”

RENATA EGREJA
de 22 de novembro de 2013 a 25 de janeiro de 2014

Renata Egreja traz a Vitória universo indiano em pinturas inéditas

Artista paulista traz telas e aquarelas a Vitória, de 22 de novembro a 25 de janeiro, em exposição inédita na galeria Matias Brotas, após residência artística na Índia
‘Hoje, só o coração não basta’ é o título da exposição que irá ocupar as paredes da galeria Matias Brotas, localizada na Mata da Praia,a partir de 22 de novembro.

O trabalho da jovem artista Renata Egreja, de apenas 28 anos, traz a Vitória telas cheias de cores e movimento que refletem a complexidade e as contradições vividas na Índia, onde nem sempre apenas o coração basta para absorver tantas emoções e sensações, como define a própria artista. A mostra é resultado de um processo criativo recente e posterior a seu período de residência artística na cidade de Nova Delhi.

Imersa em um contexto cultural e social diferente do brasileiro, Renata destaca que os dois meses vividos na capital indiana se refletem em telas onde a composição ora é mais calma e organizada ora frenética e cheia de cores vibrantes. A artista reflete sobre a vida no ateliê, onde, na rotina do cotidiano, há momentos intensos que chegam trazendo gestos firmes e cores fortes. Em outros dias, já mais calmos, as pinceladas escorrem e as cores vibram suaves.

“A vida no subcontinente é repleta dessas contradições. As ruas de Nova Delhi são incompreensíveis, são belas e feias, convidativas e repelentes ao mesmo tempo. Viver num pais como a Índia é experimentar sensações muito diferentes num mesmo dia. O título dessa exposição faz referencia ao estado de alma que o corpo chega diante de tanta complexidade. Na Índia e em outros lugares, tem dias onde ‘só o coração não basta’ para entender o mundo e as emoções”, destacou a artista.

Nas seis telas que Renata apresenta na exposição da galeria Matias Brotas, a artista explora formas que parecem passear livremente de uma tela para outra, ziguezagueando entre todas as obras. A exposição é otimista, traço comum em todas as suas mostras. “Acredito que a arte pode transformar a tristeza em beleza”, diz a artista.

Mestre em Artes Plásticas pela École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, em Paris, na França, Renata, que tem apenas 28 anos, já participou de mais de 10 exposições, entre coletivas e individuais. A mais recente exposição individual foi ‘Anattã’, de 2013, ainda na Índia. De volta ao Brasil, participou de exposição coletiva na FAAP, junto com Paulo Almeida, e expôs seu trabalho também na mostra ‘Brazil am Main’, na Rothamel Galery, em Frankfurt, Alemanha.

Embora seja jovem, Renata já recebeu prêmios no Brasil, em 2007, 2011 e 2012, e na França, na Expo Jeunes Talents (Jovens Talentos), em 2010. A mostra ‘Hoje, só o coração não basta’ é a primeira exposição da artista no Espírito Santo, onde ela traz pinturas inéditas.


Texto Crítico: Hoje só o coração não basta – por Renata Egreja